PROVAS UNICAMP 2020 CONHECIMENTOS GERAIS - COMENTADA

Questão 01 1º APLICAÇÃO PROVA CONHECIMENTOS GERAIS Click na imagem para visualiza-lá melhor!
RESPOSTA CORRETA LETRA (D) DESEMPENHO DA QUESTÃO


COMENTÁRIO SOBRE A QUESTÃO

Objetivo da Questão O objetivo dessa questão era avaliar a capacidade do candidato de identificar a ideia principal do texto (violência contra animais) e sua relação com outro tema (violência doméstica), estabelecida por meio de informações específicas e de estatísticas simples. O desafio ao candidato era mobilizar seus conhecimentos de inglês para relacionar os diferentes tipos de violência mencionados no texto: 20 homens e mulheres sofrem algum tipo de violência por minuto, nos EUA; vítimas de violência doméstica reportaram que seu agressor também maltratava animais; em casos de famílias investigadas por abuso infantil, a incidência de violência aos animais também era alta. Alguns falsos cognatos poderiam confundir o candidato, como “assaulted” e “abuse”; contudo, mesmo com sentidos distintos em inglês e português, a conotação negativa de ambos, nas duas línguas, ajudaria o candidato a compreender as informações relatadas. Nota-se, portanto, que, apesar dos níveis de vocabulário e de gramática não serem complexos, a compreensão das informações específicas poderia se tornar um obstáculo. Além disso, outro desafio era identificar qual alternativa apresentava informações diretamente vinculadas ao texto, ainda que todas elas apontassem para problemas relevantes e fossem verossímeis. Os pontos do programa da disciplina contemplados nessa questão foram: • mobilizar conhecimentos prévios (linguísticos, textuais, discursivos e de mundo) no ato da leitura de um texto; • interpretar e sintetizar os objetivos e ideia principal de um texto A Banca Elaboradora optou por iniciar a prova de inglês com essa questão por considerá-la fácil, buscando estabelecer, assim, um nível crescente de dificuldade ao longo do exame. O índice de facilidade previsto pela Banca se confirmou nas estatísticas, e o índice de discriminação foi bom, resultando, a nosso ver, em uma proposta bem-sucedida sob esses ângulos. Alternativa Correta: d A segunda parte de todas as alternativas apresenta o fator “crueldade contra os animais”, que constitui o tema principal do texto. Isso significa, portanto, que o desafio ao candidato era fazer uma leitura cuidadosa da primeira parte, verificando se havia relações de sentido plausíveis relacionadas ao texto. A alternativa a menciona o aumento do número de animais domésticos e de casos de crueldades contra os animais. Embora os números do texto revelem uma alta quantidade de animais domésticos (“70 million pet dogs and 74 million pet cats in the U.S.”), não há menção a um aumento desses números. A primeira parte da alternativa b é coerente com o que se discute no texto (“violência doméstica”). Já a segunda parte apresenta a relação desse tipo de agressão com “famílias investigadas por crueldade contra os animais”, porém o texto menciona apenas famílias investigadas por suspeita de abuso infantil, e não por crueldade contra animais, o que invalida essa opção. O que torna a alternativa c incorreta é a menção a “condenações por abuso infantil”. O trecho “families under investigation for suspected child abuse” indica que há famílias em um processo de investigação por suspeita de abuso infantil, sem qualquer indicação de “condenação”. A alternativa d, portanto, é a que melhor resume a ideia principal do texto. O trecho “71 percent of domestic violence victims reported that their abuser also targeted pets”, por exemplo, destaca a relação entre vítimas de violência doméstica e de agressão aos animais. A compreensão dessa e de outras passagens em meio ao contexto geral garante, então, essa alternativa como correta. Questão 02 1º APLICAÇÃO PROVA CONHECIMENTOS GERAIS Click na imagem para visualiza-lá melhor!
RESPOSTA CORRETA LETRA (A) DESEMPENHO DA QUESTÃO Click na imagem para visualiza-lá melhor!
COMENTÁRIO SOBRE A QUESTÃO Objetivo da Questão A composição da questão, incluindo o texto-base e as alternativas, serviu a três objetivos distintos. Partimos de uma temática altamente relevante e carente de debates: as representações de hierarquia atreladas à língua inglesa. Na esteira dessas discussões, o papel de imigrantes e as valorações atribuídas à língua materna (e estrangeira) também foram pontos de reflexão que buscamos suscitar com essa questão. Considerando a complexidade sócio-histórica desses temas, seria importante que o texto pudesse trazer nuances de humor, justificando, então, nossa opção pelo cartum/tirinha. Evidentemente, tudo isso não poderia estar desvinculado de aspectos linguísticos pertinentes ao conteúdo da disciplina de inglês. Assim, atravessando objetivos de natureza temática, linguística e discursiva, a questão 2 teve o intuito de aferir a capacidade do candidato de compreender jogos de palavras, julgamentos, argumentos e efeitos de sentido em inglês, conforme os pontos do programa da disciplina cobrados nesse exercício: • perceber subentendidos, ironias, efeitos de sentidos e jogos de palavras; • interpretar pontos de vista e/ou julgamentos de valor veiculados no texto; • recuperar a situação de produção de um texto. O primeiro quadro apresenta um personagem que se posiciona contrariamente à ideia da hierarquização de línguas, na medida em que repreende o amigo por sua tentativa de impedir o uso de espanhol em sua casa. No segundo quadro, o personagem Billy se defende com base no argumento da liberdade de expressão (“Hey, this is America! People have the right to say whatever they want!”). O mesmo argumento, entretanto, se mostra contraditório, já que o pai do outro personagem também poderia falar a língua que desejasse, sob essa mesma lógica. O terceiro quadro, sem linguagem verbal, ilustra a falha na argumentação de Billy, que parece perceber sua contradição e complementa sua resposta, no último quadro, com uma condição: “[as pessoas têm direito de falar o que quiserem] desde que seja em inglês”. Nesta parte, a inferência do sentido de condição imposto pela expressão "as long as" é fundamental para a compreensão do jogo de palavras do texto. A ironia permeia toda a produção, desde a falha na argumentação de Billy (na qual a liberdade de expressão só é válida quando lhe convém) até outros elementos, como a camiseta que traz os dizeres: “Gringo Power Club!”. Ora, ao mesmo tempo em que defende estrangeiros, o personagem se contradiz ao não aceitar que outra língua além do inglês seja falada nos Estados Unidos. Mesmo diante da complexidade de sentidos envolvidos nessa produção, a expectativa da Banca Elaboradora de que a questão seria fácil foi confirmada, divergindo da análise do revisor, que a considerou média. Alternativa Correta: a A alternativa b é a que está mais distante das possibilidades de interpretação da tirinha, visto que não há, no texto, menções (ou críticas) a políticas de imigração ou medidas tomadas pelo governo dos EUA. Ainda que a situação de enunciação possa dar a entender que o pai de um personagem é imigrante, essa inferência não é confirmada em nenhum ponto do texto. Ademais, o foco do diálogo está nas relações de tensão entre o uso (ou na tentativa de proibição) de uma língua estrangeira e uma língua oficial, sem associação direta a medidas de imigração. Na alternativa c, um dos equívocos está na recuperação do enunciado. Quando se coloca “A tirinha apresentada...”, o que se busca avaliar é o jogo de sentidos estabelecido na produção como um todo. Nessa direção, a tirinha não defende uma visão de inglês como língua mundial; pelo contrário: o objetivo é, justamente, problematizar possíveis representações extremistas. Outro equívoco está na interpretação de que o personagem Billy advoga a favor do inglês como língua mundial. Billy, na verdade, argumenta que, nos EUA, o inglês deve ser falado, mas não se posiciona quanto ao papel dessa língua em todo o mundo. A alternativa d apresenta o mesmo equívoco presente na b: não há indicativos, no texto, de que a discussão esteja centrada em imigrantes, assim como não existem elementos que nos permitam associar inglês ou espanhol à ideia de “língua materna de imigrantes”. O jogo de sentidos e a ironia que circundam a enunciação são contemplados na alternativa a, já que toda a interlocução se desenvolve com base na argumentação contraditória de Billy, tornando a tirinha irônica em face dos elementos que a compõem: a condição introduzida pela expressão “as long as”; a camiseta com dizeres que contribuem para a ironia da situação; a expressão facial de Billy no terceiro quadro.

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